segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Eu limpei e ensinei aos cristãos...

Ontem, ministrei aulas no "Seminário Carisma - Igreja Batista da Lagoinha", uma grande escola teológica, uma grande igreja, em uma grande cidade e um grande estado. Tudo ali é grande... o auditório, o microfone, os assentos, o palco, o data show, os alunos... tudo... só eu era pequeno.

Há 8 anos atrás eu era o zelador do "SETAD - Seminário teológico das Assembléias de Deus", em uma pequena cidade, num pequeno espaço, limpava pequenos banheiros e pequenas salas de aula. Mas acreditem... para Deus, ali, eu era grande e na grandeza do meu serviço, limpando o chão para os gigantes de Deus (seminaristas), Deus, ontem, achou de me fazer grande, mesmo sendo pequeno, ao ministrar aulas para os seus gigantes (seminaristas) daqui.

Nisso tudo aprendo duas coisas: 1º) Para Deus não existem grandes e pequenos e 2º) Para Deus transformar o zelador em professor e o professor em zelador não custa nada, basta, fazendo uma coisa ou outra, fazermos com amor.

Deus não procura o maior e melhor, procura o disponível, seja para limpar, seja para ensinar. Há 8 anos atrás Deus me viu disponível e apto para limpar e hoje me viu, ainda disponível, mas agora lhe apraz me colocar a ensinar, afinal... Ele é o dono da obra!

10 comentários:

  1. Tava pensando aqui, menino....
    E vi que nisso tudo o que vale mesmo é o que disseste sobre a disponibilidade...
    fico analisando isso em termos de contingências...
    vejo que o que faz sermos únicos é as circunstâncias.
    quando eras zelador, as circunstâncias transformaram aquele momento em reforçador, mesmo que para isso os comportamentos fossem "limpar" "varrer" "arrumar"; agora que as circunstancias são outras, o que era reforçador ampliou ou mudou sua função e agora outros comportamentos fazem parte do nosso repertorio de análise, pois agora o que está em contexto é a educação, logo, comportamentos de "ensinar" "aprender" "estudar" "ler" "analisar", etc., estes sim estão em questão, e estes sim passam a ter função reforçadora relacionada a ti.
    e a grande lição disso tudo ao meu ver é: a disponibilidade.

    sem disponibilidade, não poderias ter tido relação reforçadora com as funções derivadas dos comportamentos de zelar....
    sem disponibilidade.... também não estarias ali a ensinar, e não serias reforçado para isso, consequentemente.
    sem disponibilidade, eu não estaria aqui, dedicando alguns minutos preciosos desta vida corriqueira que temos aqui no mundo, a te reforçar, e...
    se disponibilidade....
    EU E TU NUNCA TERÍAMOS CRESCIDO TANTO JUNTOS, UM COM A EXPERIENCIA DO OUTRO, EXPERIENCIA QUE ASSUMIU AO LONGO DE NOSSAS HISTORIAS GRANDE VALOR REFORÇADOR, POIS SE NÃO O TIVESSE ASSUMIDO, NÃO NOS CAUSARIA OS EFEITOS COLATERAIS DE CRESCIMENTO QUE SÓ A CONTINGENCIA DE REFORÇAMENTO POSITIVO PODE CAUSAR, CUJO MAIOR DE TODOS ESSES EFEITOS COLATERAIS QUE OS HUMANOS POEM RELATAR É O BEM-ESTAR.

    ResponderExcluir
  2. Penso como Deus é bom, ao me presentear com um paraense no seminário teológico...
    Nao tenho palavras para agradecer a bondade de Senhor, dia após dia Ele me cerca com fidelidade, nunca me deixa esquecer, que tudo o que tenho, tudo o que sou, vem dEle.
    Amo você, no amor de Cristo Jesus.
    Professor, você não consegue imaginar como é bom tê-lo tão perto, e não sentir-me uma estranha no ninho. Eu amo a minha cidade - Belém - PARÁ - BRASIL, dá para entender???

    ResponderExcluir
  3. professor eu nao tenho palavras para agradecer, voce foi de extrema importancia na minha vida tanto social, pessoal e espiritual...essa semana que passamos juntos abriu meus olhos para muitas coisas...uma delas foi que eu não posso me calar quando o assunto e fé...muito obrigado professor Wagner...se nao se lembrar de mim eu so o gordim da primeira fila da turma da noite...o gordim mais novo...huahahauhau...

    esse e outro aspecto que você abriu meus olhos:
    http://loucofalatorium.blogspot.com/
    nao e nada d+, mas e um comeco...
    mais uma vez obrigado professor

    ResponderExcluir
  4. Professor, Deus é maravilhoso e te capacitou grandemente. Te deu graça e habilidade para ensinar. Potuguês nunca foi tão interessante. Amei essa semana que tivemos no carisma. Foi um privilégio aprender com você. Que Deus continue te abençoando infinitamente.

    ResponderExcluir
  5. Professor, Deus é maravilhoso. Ele nos deu o privilégio de passar uma semana com você!!!
    português nunca foi tão interessante...
    Gostei muito das aulas e dou graças a Deus por ter ungido uma pessoas tão legal como você,te dando habilidade e graça pra ensinar.
    Que Deus continue te abençoando grandemente.
    sou aluna da noite e agora vou sumir da sua frente!

    ResponderExcluir
  6. pois e...professor bonitao neh??? hahaha...

    Nos doze anos da minha vida, nos quais eu estudei portugues, nunca que encontraria um professor de portugues realmente excelente. Eu tive optimos professores, mas note-se, eles eram so optimos e nao excelentes.

    Sei que o tempo que passamos juntos foi muito pouco, nao deu nem para nos conhecermos direito, mas uma coisa eu tenho a certeza, é que Deus esta no controle da sua vida.

    Eu tambem tenho um blog, comecei a escreve-lo quando ainda estava desviado, mas agora que voltei aos caminhos do Senhor decidi mante-lo, logo ainda tem textos que eu escrevi naquela epoca mas tem alguns tambem que escrevi agora.
    De uma passada e comente se puder, ok?

    o endereço e este:


    www.aosaborsdapena.blogspot.com

    o meu e-mail e msn e: ljcl_8@hotmail.com

    um grande abraço

    Deus abençoe

    Luis Lopes
    Portuga

    ResponderExcluir
  7. Uma certeza eu tenho,somos iguais perante a Deus,pois seu amor é para todos nós,mas mesmo assim Ele nos vê como únicos e recebemos seu amor e cuidado a cada dia.
    A fidelidade de Deus esta presente em nossas vidas a cada dia e a todo momento,Ele nos ama e na nossa pequenez permite habitar o seu imenso amor!

    ResponderExcluir
  8. Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.
    Deus sabe a quem,quando e como usar.Você é especial para Ele e para mim também!!

    ResponderExcluir

Diz aí... o que pensas?