sábado, 15 de novembro de 2008

Obama e a ex-futura prostituta de Brasília


Barack Obama está sendo pressionado a matricular suas duas filhas numa escola pública de Washington --talvez seja mais fácil um negro se eleger presidente do que ele aceitar essa pressão. Afinal, as escolas públicas daquela cidade são conhecidas pelo péssimo desempenho, violência, drogas, especialmente entre os negros.

O que me intriga nesse debate é o fato de que a capital da nação mais poderosa do mundo tem dificuldade de lidar com a violência de seus alunos --e daí se vê a dificuldade que temos e vamos continuar tendo no Brasil, onde não dispomos, nem remotamente, de tantos recursos.

Por isso, recomendo a leitura de um livro chamado "A Pedagogia do Cuidado", do educador Celso Antunes, que está sendo lançado nesta semana, sobre a experiência da Casa do Zezinho, que fica no chamado "triângulo da morte" de São Paulo. São relatos de casos de educação contra a barbárie, fazendo com os que jovens se expressem e se encantem pelo conhecimento.

Um exemplo é a de uma menina que se prostituía na favela. Num truque pedagógico, Dagmar Garroux ofereceu-lhe então um treino para ser prostituta com muito dinheiro, preparada para trabalhar em Brasília. Isso implicou estudar mais e cuidar do corpo para valorizar a "mercadoria". A menina fez ensino médio, entrou num curso pré-vestibular passou na USP e se formou em odontologia.

O caso, que está detalhado no www.catracalivre.com.br, mostra que mais de que não basta dinheiro pra enfrentar a violência. É preciso oferecer espaço de sonho --por isso, a ex-futura-prostituta de Brasília virou dentista. E também um negro órfão, criado por uma avó, se tornou presidente.
Gilberto Dimenstein, 52, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

Um comentário:

  1. incrivel o que um pouco de amor e atençao podem fazer na vida de uma pessoa.

    Isso é algo que os crentes deviam trazer...esperança, mas estamos tão preocupados em ganhar almas que acabamos por fazer de qualquer jeito, e mt triste.

    Bem mas o que se há de fazer?!Instrui-los, ensinar lhe para que possam fazer do jeito certo...hehe...vem ai muito trabalhinho...

    o texto e demais, amei...

    Parabens...
    DTA


    P.S.:visite o meu blog mais vezes e comente, e ja agora muito obrigado pelas palavras...foram realmente optimas...

    ResponderExcluir

Diz aí... o que pensas?