domingo, 27 de julho de 2008

Nós, os cristãos, e Hancock


Nem todo super-herói do cinema nasceu nas histórias em quadrinhos. O mais recente deles, Hancock, é uma criação original para a telona, assinada pelos roteiristas Vincent Ngo e Vince Gilligan, nomes experientes em seriados de TV.

E quem seria, afinal, este Hancock? Quais os seus superpoderes e os seus segredos? Vivido por Will Smith, Hancock é tão forte, indestrutível e voador quanto o Super-Homem. Pelo menos neste primeiro filme, nada se percebe em relação à visão de raio laser, sopro congelante ou coisas do gênero. O que realmente chama a atenção é que se trata de um super-herói marginal, outsider, alcoólatra, sem uniforme e odiado pela população.

Os últimos adjetivos me lembram nós... os cristão, pois antes éramos tudo isso: marginais, outsider, alcoólatras, sem uniforme e odiados pela população, sem contar outros... rsrsrsrs....

Depois de nossa conversão quem sabe ainda continuemos odiados por alguns,

"(...)porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar(...) I Pe 5:8".

Mas não mais marginais, alcoólatras, sem uniformes. Muito pelo contrário!

Vejamos o que a Bíblia nos diz sobre essas coisas....

Não mais marginais : "Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. I Pe 2:9". Antes ficávamos por aí, sem identidade, sem rumo, sem próposito, mas agora não, agora somos parte de um povo, um povo eleito e destinado ao Céu!

Não mais alcoólatras, mas agora sóbrios: Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios (I Ts 5:6) / Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios (I Ts 5:8) / Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (II Tm 4:5) / Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo (I Pe 1:13) / E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração (I Pe 4:7).

Sem uniformes, nunca! "Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes Ef 6:13".

Pois é... então Hancock não seria um modelo de cristão para nós? Sim, acredito que sim, pois veja. Ele é o diferente de seu tempo (quem mais diferente do que nós os cristãos), ele é o odiado de seu tempo (em não poucos lugares cristão são assassinados sem direito a enterro), mas acima de tudo, Hancock é INCOMPREENDIDO e PODEROSO.

Nós, os cristãos.... nada mais incompreendido e poderoso do que nós. O mundo não entende por que não trocamos o dia pela noite em boites e bebedeiras, o mundo não entende por que não aderimos a mesas de samba e cervejada, o mundo não entende por que não traimos nossas mulheres e maridos, o mundo não entende por que amamos invés de odiar... o mundo não entende!

Sobre sermos poderosos... outra grande dúvida, e essa até dos cristãos. Somos poderosos porque temos a Palavra da Verdade (II Co 6:7), somos poderosos pelo Poder do Espírito (Rm 15:19) e somos poderosos por que o que está conosco é mair do que o que está no mundo: "Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo - I Jo 4:4".

Depois de assistir ao Hancock desejei ser ele e desejei não ser ele...

De Hancock não quero a bebida, não quero a rabijuce e nem quero destruir nada

Mas de Hancock quero: ajudar pessoas, ajudar pessoas e ajudar pessoas, mesmo que para isso tenha que me sacrificar como ele... se bem que não é privilégio dele, pois JESUS já se sacrificou antes por todos nós.

Querem um bom filme? Assisitam ao Hancock.

Querem uma boa vida? Assistam, aceitem e vivam JESUS!

6 comentários:

  1. Assisti ao filme, mas que sacada essa sua em mataforizar Hancock para os cristão, Belíssima escrita

    ResponderExcluir
  2. Hancock e a fé cristão, interessante!
    Deve expandir sua leitura para outros filmes e nos abençoar com outras intersecções

    ResponderExcluir
  3. Belo texto professor!
    O senhor é fera, só leio seus textos.

    ResponderExcluir
  4. Nós, os cristão, precisamos assumir o papel de super-herói mesmo, JESUS PRECISA DE NÓS PARA SALVAR O MUNDO!

    ResponderExcluir
  5. Anti-herói, era o que éramos antes de encontrarmos JESUS!

    ResponderExcluir

Diz aí... o que pensas?