segunda-feira, 28 de julho de 2008

Ele vem! Mas para quê e para quem?



Uma das maiores verdades do cristianismo reside na seguinte assertiva: “JESUS VOLTARÁ!”

Mediante tal verdade surgem duas interrogações: Volta por quê? E por enquanto respondamos essa, pois é bem simples sua resposta: - vem para buscar seu povo! Leiamos João 14:3 – “Se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver”.


Este período composto começa com uma oração condicional, ou seja, antes de tudo, Jesus precisaria “ir”, então, só podemos concluir que se Jesus “fosse” nosso lugar estaria preparado, e aqui surge outra dúvida: Jesus foi? Sim, ele foi – At. 1:10 – “E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco” – Esse versículo é interessante porque além de confirmar a sua ida, ainda nos diz para aonde – para o Céu. Voltemos a Jo 14:3 – “para que estejam onde eu estiver”, ora, se ele foi ao Céu preparar lugar, quer dizer que este lugar é no Céu e se Jesus está no céu quer dizer que nós estaremos com Ele lá no Céu. Que indelével promessa!


Agora sabemos que Ele vem, pois ele nos disse que vem, os anjos também nos testemunham essa verdade (At. 1:10, 11), sem citar Pedro, Paulo e Cia. Então é fato que Jesus voltará! Mas agora surge a segunda pergunta e esta, ao meu ver, é mais complicada de responder: Para quem Jesus vai voltar? O “para quê” sabemos, é para buscar um povo, pessoas, mas quem são essas pessoas? Quem é esse povo? Alguém mais afoito pula e responde: - Ele vem buscar sua igreja! Perdoe-me o enunciador de tal resposta, mas essa está muito evasiva, são tantas igrejas.... e o conceito de igreja é tão fluído... prefiro o termo “pessoas”, que alguns também podem achar evasivo e fluído, mas evidenciarei algumas características que me fazem acreditar que a noção de “pessoa” é mais consistente e traz em sim, implicitamente, a noção de igreja.


Primeiramente, Jesus vem buscar os que têm fé! Isso mesmo, leiamos I Jo 5:4,5 - "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?"


Jesus vem buscar os que têm vida santa, leiamos I Ts 5:23 - "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".


Jesus vem buscar os que estão acordados, leiamo Rm 13:11 - "E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé".


Jesus vem buscar os preparados, leiamos Lc 21:34 - "E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia".


Jesus vem buscar os herdeiros, leiamos I Pe 1:3-5 - "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo".


Jesus vem buscar o que vencer, leiamos Ap 21:7 - "Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho".


E aí?


Ele vem!


E você, vai? Ou fica?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí... o que pensas?