terça-feira, 1 de janeiro de 2008

PREGUEMOS O EVANGELHO SEM FALAR DAS BOAS NOVAS!

Outro dia, presenciei uma cena no mínimo, surrealista. Fui a uma grande igreja evangélica aqui em Belo Horizonte, em um encontro de jovens. A Igreja é muito grande, muito rica, estrutura fenomenal, gente muito bonita, pessoas de posses e com certeza crentes em Deus.

Mas o que me chamou a atenção foi uma peça teatral que durou cerca de 40 minutos e, pasmem, não trouxe uma linha em seu roteiro que falasse de Deus, Evangelho, Salvação, Bíblia, Volta de Cristo, Céu, inferno e todas essas coisas, que ao meu ver, para esta igreja estão um tanto quanto... fora de moda.

E para incrementar a presente discussão conversava com uma jovem filha de pastor que achou super legal a estratégia da peça: um evangelismo sem boas novas, que inclusive, é o que significa evangelho: BOAS NOVAS. Mas raciocinem comigo: vamos pregar o evangelho através de uma peça teatral, que me parece uma estratégia super eficiente, mas com uma inovação infernal, sem falar as boas novas. Você está entendendo? A geração de hoje acha uma estratégia interessante pregar o evangelho sem falar do evangelho! É isso mesmo, boas novas sem se falar de boas novas.

Nossas igrejas são confortáveis, temos uma banda muito afinada, os instrumentos mais caros do mercado, nos igrejas têm uma arquitetura supra-sumo, pessoas lindas e bem vestidas, carro com o tanque cheio, faço faculdade disso e daquilo, escrevo um super roteiro, encho os bancos de minha igreja de não-cristãos, faço-os rir muito, mas por favor, nada de evangelho, nada de boas novas, não, nada disso! Lutamos tanto para trazê-los aqui e agora vamos estragar tudo falando sobre essas coisas ultrapassadas, como: só vai para o céu os que aceitarem Jesus como salvador (Jo 14:6); Jesus cura (Mt 14:36); Jesus Voltará (I Ts 4:16); Devemos ser santos (I Ts 4:3); O céu é real (Ap 21); O inferno é real (Ap 20:15); Deus te ama (Jo 3:16) e por aí vão as possibilidades...

Percebes meu caro leitor, alguém aqui está ultrapassado! Ou são os super roteiristas de nossas peças quase-cristãs ou é a Bíblia!

Em Jeremias 23:28b diz assim: (...) e aquele em quem está a minha palavra, fale a minha palavra com verdade.(...). O texto nos diz que a Palavra só pode ser dita com Verdade se a pessoa que pronuncia tal Palavra a tem dentro de si, ou seja, só fala da Palavra com Verdade que tem a mesma dentro de si. E esse me parece o problema do nosso roteirista teatral, dos admiradores dessa estratégia inócua e de muitos da geração presente: não têm a Palavra dentro de si, isto é, conhecem-na, mas não a vive.

O nosso grande erro é vivermos como a geração ouvinte e não praticante que Tiago (Tg 1:22-25) nos alertava a mais ou menos 1957 (aprox. 49 d. C.) anos atrás naquele livro antigo chamado Bíblia Sagrada... Bíblia... Palavra de Deus... Escritura... Verdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diz aí... o que pensas?